Tel: (11) 97172-6864

Projetos
Urbanismo - "UM NOVO PARADIGMA PARA A CIDADE"
Vila Leopoldina/SP - Terreno do CEAGESP
Concurso Urban21 - 3º Edição/2017
(Classificado entre os vinte primeiros colocados)
Um dos maiores problemas nas cidades contemporâneas é a ocupação desordenada, que a cada dia se torna maior e mais complexa. Este projeto sugere um novo modelo de ocupação urbana que, baseado em desafios enfrentados pela atual sociedade, aponta soluções não somente para agora, como também para o futuro.
De acordo com a nova agenda urbanística do CAU, um dos principais objetivos é estabelecer compromissos e parâmetros conceituais para as mudanças que ocorrerão no modo de fazer urbanismo no País. Foram extraídos três principais ideais do documento que formam o tripé do projeto: Sustentabilidade, Economia de desenvolvimento Social.
Baseado em parâmetros estabelecidos pelo Plano Diretor da Cidade de São Paulo, este projeto visa transpor barreiras urbanas e tornar o espaços urbanos acessíveis e convidativos aos cidadãos. A sustentabilidade se faz importante desde a reconstituição da malha urbana - incentivo à utilização de transportes públicos, veículos não motorizados e calçamento adequado à pedestres - à construções ecologicamente sustentáveis e a valorização da miscigenação cultural.








As Fachadas ativas estão inseridas nas edificações, atreladas aos grandes vãos, para criar permeabilidade visual e espaços de convívio, valorizando a miscigenação cultural.

Atualmente, a impermeabilidade visual e os grandes muros das quadras tornam a saída da estação CEASA uma das principais barreiras urbanas para os transeuntes. Na requalificação, propusemos sinalização adequada à ciclistas e pedestres, além de implantar o sistema de "Trafic Calm" com lombofaixas priorizando a segurança de todos os usuários.

Os espaços compartilhados possuem ciclofaixas por toda sua extensão. O Objetivo é incentivar o uso de bicicletas e fazer deste o principal meio de locomoção na área.
Arquitetura - Edifício Comercial
Butantã, SP
Projeto Acadêmico
Baseando-se no livro "Butantã, um bairro em movimento", foi possível extrair palavras que sintetizam o local através de seus moradores, tais quais: Movimento, Versatilidade e Transformação. A partir daí, aplicamos o conceito do projeto às Formas Geométricas que, quando mescladas, passam ideia de Variabilidade, Avanço e Funcionamento, como objetiva este empreendimento.
Considerando a perspectiva de classes heterogêneas de investidores, os pavimentos superiores são divididos em seis (06) escritórios, todos com metragens diferentes, adequando-se ao maior número de opções utilitárias possíveis. Este empreendimento visa atrair investimentos e empreendedores diversos de acordo com o desenvolvimento da região, equiparando com o intuito deste edifício (versátil, mutável e adaptável).
+ na descrição das imagens


É importante para o empreendedor que o seu negócio seja visto e notado, por isso acreditamos que a fachada seja um dos itens mais importantes em um projeto, pois possui a função de destacar a edificação e valorizá-lo, gerando interesse não somente na edificação mas nos negócios que ali se exercem. Buscando inovação e tecnologia, o brise que reveste o edifício possui soluções para conforto térmico e beleza plástica. Além disso, para criar conexão com o bairro, a tipologia plástica do mesmo se baseia no Instituto Butantan (SP), que é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil (animais peçonhentos).


Numa área de 1.448m² estão localizados ambientes que vão desde espaços semi-abertos a privativos além da ingra-estrutura independente, como o Espaço Café, que é de uso público e interno. Inclui também opções de Salas Multiuso, com possibilidades de locações para eventos esporádicos. Possui áreas administrativas e de manutenção, que fomenta suporte e segurança para todo o funcionamento e qualidade do edifício.


Procuramos preservar a iluminação natural e contemplar a vista a norte do terreno com fachadas de vidro + brises em pontos de maior incidência solar.


Todos os andares dispõem da área de convívio para os funcionários.
Arquitetura - SESC Bexiga
Bairro do Bexiga/SP
Projeto Acadêmico
O Sesc está localizado em um terreno cuja metragem é de aproximadamente 10.000m² e está ao lado de um dos teatros mais importantes do país, o Teatro Oficina, de Lina Bo Bardi (patrimônio público com vista lateral Oeste tombada definida por um cone visual com abertura de 45º a partir de cada lado da janela).
O projeto do SESC objetiva a integração de vários equipamentos públicos da cidade e seus associados, como cultura, lazer e esportes.
Reforçando as potencialidades e solucionando desafios do terreno e entorno, as diretrizes arquitetônicas deste projeto são: Integração do Teatro Oficina e preservação da vista oeste; Disponibilizar cultura e lazer para todos os cidadãos, não somente aos associados; Promover ao pedestre caminhos fluidos e convidativos; Implementação de espaços verdes; Criação de comércios noturnos para aumento de movimentação e maior segurança ao entorno; resgate da história do bairro e motivação do crescimento urbano presente e futuro, além de integrar o edifício ao gabarito existente.



A falta de segurança e problemas de zeladoria da região estão ligadas diretamente a baixa circulação de pedestres e áreas de convívio no entorno. Para criar um ambiente fluido e vivido optamos por criar comércios que fomentaram a região com empregos, serviços, lazer e o consequente aumento de pedestres e frequentadores do bairro.

Vão de acesso do Sesc ao lado posto do Viaduto.

Para a fachada da maior parte da edificação, foi aplicado o brise de bambu, uma vez que por ser um material natural, possui um teor sustentável e remete à uma das culturas que exerceram maior influência no teatro oficina, a cultura africana.





O espaço dispõe de comércios e praça de alimentação que oferecem 24h por dia, incentivando a economia local.